Durante toda a nossa trajetória no marketing digital do interior de São Paulo, não é difícil encontrar pessoas com essa dúvida: “Por que não consigo os resultados esperados com a minha fanpage?”. Muitos empresários ou profissionais autônomos inclusive chegam à duvidar de cases de sucesso pelo fato de seus esforços serem, aparentemente, todos em vão.

Para procurar sanar essa dúvida, e encaminhar nosso público para o caminho correto, listamos as 3 principais causas de insucesso na rede sociais mais acessada do mundo:

 

1. Você está esperando pelos resultados errados.

Se você já leu nossa postagem sobre o que são KPI’s e a importância de utilizá-los, já entende o por quê deste ser, disparado, um dos maiores e mais recorrentes motivos (se não leu ainda, leia aqui).

O Facebook é uma rede social com foco na visibilidade e interação entre pessoas e marcas, portanto, esperar resultados financeiros, contatos e vendas através de sua fanpage nem sempre é um bom negócio (existem exceções, claro). O ideal é investir na rede social com o objetivo de fixação de marca e contato diário com o seu público, visando sempre a captura e encaminhamento, através dessa interação, para um canal especializado em vendas, como o site da empresa.

Portanto, antes de concluir que a sua fanpage não está dando resultados, reveja as suas expectativas e medições destes resultados.

 

2. Seu público não está lá.

Esse também é um erro clássico! É necessário conhecer, de forma mais completa possível, os hábitos e comportamento de seu público, e verificar se a rede social investida é realmente a mais próxima da realidade dele. Não é recomendado investir ou esperar resultados concretos de uma fanpage se o seu público é, por exemplo, B2B (empresas). Para contato com pessoas jurídicas, é muito mais indicado o investimento em um Company Page no LinkedIn, com postagens e interações em grupos específicos, por exemplo.

O nome “público-alvo” não é à toa, nem por acaso: É necessário ver e conhecer o alvo, para poder atingi-lo, qualquer ação fora disso, deve ser considerada um tiro no escuro, com chances mínimas de sucesso.

 

3. Sua mensagem está errada.

mensagem errada

Pode ser que você esteja esperando os resultados corretos, e esteja na rede social correta e ainda sim você tem a impressão que está falando sozinho. Se este é o caso, a chance de que a sua mensagem esteja errada, e o conteúdo postado seja irrelevante para o seu público é muito grande. É nesse ponto que entra a Curadoria de Conteúdo para Mídias Sociais. O profissional precisa estudar o público, entender e redigir a melhor mensagem possível, que seja aceita pelo público e o incentive à tomar uma atitude interativa quanto à fanpage.

 

Não basta apenas postar diariamente em uma rede social, é necessário atingir e receber o feedback do público.

 

Esses são os motivos mais comuns pelos quais uma fanpage pode não entregar os resultados esperados. Para resolver esses, e muitos outros, disponibilizamos nossa equipe de especialistas em Curadoria de Conteúdo para Mídias Sociais. Eles irão estudar sua empresa, seu público, e direcionar suas ações e mensagens de forma assertiva, sempre medindo os resultados corretos e entregando o melhor custo benefício para sua empresa.

Tem dúvidas, dificuldades ou interesse em começar um trabalho direcionado nas Mídias Sociais? Então preencha o formulário abaixo e solicite um contato, sem compromisso.